Menu

Rádio Sorocaba

Acidente entre dois veículos deixa 8 vítimas em avenida de Sorocaba

Um acidente envolvendo dois veículos, deixando oito pessoas feridas, uma delas em estado grave, aconteceu nesta  terça-feira (15), por volta das 15h40, quando o Chevrolet Zafira preto, que seguia pela avenida Afonso Vergueiro, sentido Dom Aguirre, teve a traseira atingida pela Kombi, que descia a avenida General Osório sentido centro.
 Com o impacto, a Zafira teve a traseira arrancada, e arremessada contra um poste da praça da Bandeira.
Três viaturas do Samu foram enviadas ao local e socorreram as vítimas ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma mulher foi socorrida ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) em estado grave. Ela estava dentro da kombi e, com o impacto da batida, ela foi arremessada para fora do veículo e em seguida o mesmo capotou e caiu sobre a vtima.
 O condutor da Zafira, o bombeiro civil Adailton Ferreira Rodrigues, 39 anos, condutor do Zafira, afirma que o sinal estava "verde" para ele no momento do acidente.
Testemunhas disseram que a kombi ultrapassou o semáforo vermelho e causou o acidente.

Dupla é detida por tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Itu.

Dois homens foram presos por tráfico de drogas e porte ilegal de armas dentro de um ônibus que saiu de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul, com destino a São Paulo, neste sábado (12), na altura do quilômetro 74 da rodovia Raposo Tavares, em Itu (SP).

Segundo informações da Polícia Rodoviária, uma equipe parou o ônibus para averiguação e os homens demonstraram nervosismo na presença dos policiais.

Ainda segundo a corporação, durante a abordagem e revista pessoal, dentro da mochila dos suspeitos foram encontrados 17 tabletes de maconha, dois revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 6.35, além de dois celulares.

Um boletim de ocorrência por associação ao tráfico e porte ilegal de arma foi registrado na delegacia de Itu, e os suspeito encaminhados à Cadeia Pública de São Roque (SP). A drogas e as armas foram apreendidas.
Fonte/G1

Polícia Federal  prende Ex Presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine na cidade de Sorocaba.


O Ex Presidente da Petrobras, Aldemir Bendine foi preso na casa de sua filha em Sorocaba pela força tarefa da Lava Jato e encaminhado para Curitiba nesta quinta feira(27).

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira em Sorocaba, interior de São Paulo, Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras. Bendine é suspeito de prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e foi preso durante a 42ª fase da Operação Lava Jato. Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior e o publicitário André Gustavo Vieira da Silva também foram detidos no Recife (PE). Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta fase da Lava Jato foi batizada de Cobra em uma referência ao codinome dado a Bendine nas tabelas de pagamentos de propinas apreendidas no chamado Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, descobertas durante a 23ª fase da Operação Lava Jato. A operação foi realizada um dia antes de uma viagem, aparentemente só de ida, de Bendine para Portugal. "Como ele tem cidadania italiana, consideramos que havia risco dele se refugiar no país", afirmou Athayde Ribeiro Costa, procurador da República, do Ministério Público Federal (MPF). André Gustavo foi preso no portão de embarque com destino a Portugal. A PF afirma que ele tinha negócios no país, tendo atuado inclusive em campanhas presidenciais.

Desde que começaram as delações de executivos da Odebrecht, Bendine está no radar da PF. O delator Fernando Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental, contou que a empresa vinha sendo achacada por Bendine, desde a época em que ele era presidente do Banco do Brasil. O executivo estaria contrariado porque Marcelo Odebrecht tratava apenas com Guido Mantega (ex-ministro da Fazenda) durante o Governo Dilma Rousseff, pois queria ter acesso às benesses do caixa da empreiteira.

Segundo o empresário Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, para facilitar alongar uma dívida da Odebrecht Agroindustrial com o banco, Bendine teria pedido 17 milhões de reais em "pédágio".  Mas a empresa considerou que ele não tinha poder para decidir de forma ativa no contrato de financiamento do Banco do Brasil e negou o pedido.

Radar flagra cachorro 'dirigindo' acima do limite de velocidade em Blumenau (SC)

Além do excesso de velocidade, real condutor do veículo deverá ser multado por transporte inapropriado de animais; registro curioso ocorreu dia (20)

Agentes da Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau, em Santa Catarina, tiveram uma surpresa ao analisar as imagens registradas nessa quinta-feira (20) por um radar de trânsito da cidade.
O radar instalado na Rua República da Argentina flagrou um veículo trafegando a 71 km/h, portanto acima do limite de velocidade permitido na via (60 km/h). Até aí nenhuma grande novidade, mas a imagem registrada pelo equipamento chamou a atenção e viralizou na internet pois o condutor do carro modelo Polo (Volkswagen) aparentemente nem humano é, mas sim um cachorro (à primeira vista, da raça Schnauzer).

O curioso registro feito pouco antes das 11h da manhã dessa quinta-feira (20), na verdade, pode se tratar de uma ilusão de ótica provocada pela sombra – que estaria encobrindo o real condutor do carro (imaginamos que um humano), enquanto o cachorro estava em seu colo.

Além de ser multado por trafegar acima do limite de velocidade permitida na via, o motorista deverá ainda ser indenizado em R$ 130,16 por "dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à esquerda ou entre braços e pernas", conforme versa o Código de Trânsito Brasileiro. A infração é classificada como de natureza "média", que implica na perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em nota, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) informou que o transporte adequado de cães em carros pode ser realizado de duas maneiras, ambas no banco de trás do veículo. "Uma é levar o cão dentro de uma caixa de transporte e prendê-la no cinto de segurança. A outra é colocar no cachorro um cinto específico, vendido em pet shops, e prender o material no cinto de segurança do automóvel", explicou o órgão da prefeitura da cidade.

Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2017-07-21/radar.html

Vocalista do Linkin Park, morre aos 41 anos

Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park, foi encontrado morto nesta quinta-feira (20) em sua casa perto de Los Angeles, na Califórnia (EUA), informou a agência Associated Press. Segundo um porta-voz da polícia local, a morte é investigada como suicídio.
O site TMZ afirma que o cantor se enforcou em sua residência. O corpo foi encontrado pouco antes das 9h locais, de acordo com a publicação. Chester era casado e tinha seis filhos.
Ele lutou por anos contra drogas e álcool, e disse em uma entrevista no ano passado que já havia pensado em suicídio porque foi abusado quando criança, por um homem mais velho.

O músico era próximo de Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e do Audioslave, que morreu em maio - também em um suicídio por enforcamento. O vocalista cantou a música "Hallelujah" no funeral do amigo, que completaria nesta quinta 53 anos.
Chester já contou em entrevistas que sofria com problemas estomacais. Durante shows e eventos de divulgação do disco "Meteora", sofreu com dores abdominais e passou por uma cirurgia para curar uma hérnia de hiato. Em entrevistas, ele contou que, por causa doença, chegava a sentir vontade de vomitar quando cantava.

 O Linkin Park teve seu auge no início dos anos 2000, com os álbuns "Hybrid theory" e "Meteora". Na época, o grupo emplacou seu rock alternativo, com influência de rap e metal, em paradas de sucessos, com músicas como "Faint", "In the end", "Crawling" e "Numb".
A banda ganhou dois prêmios Grammy, pela performance de "Crawling" e pelo single "Numb/Encore", do disco "Collision Course", gravado em colaboração com o rapper Jay-Z em 2004.
O último disco lançado pelo Linkin Park, "One More Light", saiu em maio deste ano e o grupo estava em turnê pelos Estados Unidos, com shows marcados até outubro.
Nascido em Phoenix, no Arizona (EUA), Chester começou a carreira na banda grunge Grey Daze. Depois, se juntou ao Linkin Park - que, na época, ainda se chamava Xero. Ele também trabalhou no projeto paralelo Dead by Sunrise e foi vocalista do Stone Temple Pilots. e fez participações em filmes, como "Adrenalina" (2006) e "Jogos mortais - O final" (2013).


Sony voltará a produzir discos de vinil pela primeira vez desde 1989

A Sony decidiu voltar a fabricar discos de vinil depois de notar o aumento nas vendas dos bolachões. Eles serão fabricados na província de Shizuoka, no Japão, pela primeira vez em quase trinta anos: a empresa havia parado de produzi-los em 1989, quando os CDs, que caminhavam para o sétimo ano de vida, já eram adotados massivamente.

Até que demorou: enquanto as vendas de CDs (e até músicas digitais) caem devido à migração dos usuários para os serviços de streaming, os vinis estão cada vez mais populares. Segundo o The Guardian, as vendas globais dos LPs chegarão a US$ 1 bilhão até o final do ano 2017. Além disso, no Reino Unido, as gravadoras estão ganhando mais dinheiro com vinil do que com streaming bancado por anúncios, como o Spotify Free.

Segundo o jornal Nikkei, os primeiros novos vinis da Sony, “canções antigas populares, principalmente músicas japonesas que a Sony detém os direitos, bem como os álbuns de sucesso mais recentes”, só no Japão foram vendidos 799 mil discos de vinil em 2016, oito vezes mais que em 2010.

O aumento da popularidade dos vinis é uma tendência mundial: a produção está sendo modernizada para dar conta da demanda, já que o processo de fabricação ainda é demorado. No Brasil, uma fábrica está sendo construída na zona oeste de São Paulo e terá capacidade prevista de 140 mil discos por mês.

Produção de discos de vinil está sendo modernizada para dar conta da demanda
Engana-se quem pensa que, hoje em dia, disco de vinil é coisa de sebo ou loja de produtos antigos. Apesar de ter perdido espaço para os CDs a partir da década de 80 e para a música digital desde os anos 2000, o Long Play (LP) voltou com força ao mercado internacional, com vários artistas lançando e relançando seus trabalhos no formato, e registrando crescimento considerável nas vendas — enquanto formatos mais populares, como o CD, enfrentam quedas nos números.

Mas a tecnologia para a fabricação dos discos ainda não evoluiu o suficiente para acompanhar a recente alta na demanda pelos bolachões, e os fãs de discos de vinil têm que aguardar meses por um novo LP. Apesar de ser rápido, o processo atual ainda é mecânico e “analógico”, o que exige bastante tempo e recursos. Mas, segundo a fabricante canadense Viryl Technologies, a espera tende a diminuir com a chegada de um novo sistema de prensas de discos.
A companhia criou o WarmTone, uma máquina que utiliza técnicas de engenharias modernas para produzir, de maneira confiável, os discos de vinil, e que facilita tarefas mais complicadas, como a troca dos discos “carimbos” (a cópia negativa utilizada para prensar os discos), e moderniza outras, como a aplicação de um sistema de corte/empilhamento que agiliza a produção em larga escala.

Além disso, o sistema WarmTone conta vários tipos de sensores que verificam tudo, desde a temperatura até a pressão, o que permite às fábricas agirem rápido caso algo dê errado. A interface de controle também é moderna, com telas sensíveis ao toque para controle diretamente no equipamento. Também é possível checar o status do maquinário pelo computador ou pelo smartphone.

Segundo o Engadget, há apenas uma máquina WarmTone operando em Dallas, nos Estados Unidos. A segunda está prevista para ficar pronta neste mês para a canadense Microforum. Apesar dos discos ainda levarem algum tempo para ficarem prontos (cerca de 8 a 10 semanas), a Microforum espera atingir uma produção de 24 mil discos por dia após automatizar completamente sua linha de produção com seis máquinas WarmTone.

No Brasil, a procura pelos discos de vinil também tem acompanhado a tendência de crescimento do mercado. No ano passado, a segunda maior fábrica de discos de vinil começou a ser instalada na zona oeste de São Paulo, com capacidade de produção prevista para 140 mil discos por mês.

A chegada de técnicas e máquinas mais modernas à produção dos discos de vinil talvez ainda não acabe com o tempo de espera pelos LPs, mas, pelo menos, mostra a recuperação de um mercado importante para a indústria da música — e que, até alguns anos atrás, estava “esquecido” nos sebos e nas feiras de garagem.

Agora você pode gravar seu próprio disco de vinil
Direto do SXSW, em Austin – Uma das novidades que mais me chamou atenção no SXSW foi um aparelho grande, cheio de tubos e fios que dele saia música. Ao olhar atentamente, percebi que acontecia justamente o contrário: a música entrava nele. Era um gravador de discos de vinil.

Criado pela empresa alemã Souri’s Automaten, o Vinylrecorder T-560 é o kit completo para quem quiser começar em casa sua gravadora vintage. O aparelho funciona de uma forma bem simples: você pluga qualquer input de som no aparelho, que pode sair direto de uma mesa de estúdio, ou até mesmo da saída line out do seu notebook, e a variação da onda sonora vai mexer um estilete especial que corta o disco virgem à medida que ele vai rodando. E não é qualquer estilete: é um com cabeça de diamante.

O T-560 promete entregar vinis com alta qualidade. Ele grava em discos de 5, 7, 10 e 12 polegadas nas velocidades de 33, 45 e 78 rotações por minuto. Ainda é possível ouvir o resultado durante a gravação em um monitor de feedback. Só que a brincadeira pode custar um pouco caro: o kit completo com a gravadora sai por 3.200 euros (aprox. R$ 8.160), fora impostos e taxas. E claro, os discos prontos para gravar não estão inclusos no pacote.

 Vídeo inédito achado pelo irmão da noiva quatro dias após a queda do helicóptero em que ela estava, em São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, mostra o interior do helicóptero que levava a noiva Rosemeire Nascimento da Silva ao seu casamento. Os quatro ocupantes morreram no acidente que chocou o país em dezembro de 2016.

O vídeo, que mostra o voo desde o início até a queda, já está sendo usado na investigação da Polícia Civil e da Aeronáutica. Para o advogado que representa os parentes dos mortos, as imagens apontam "erros crassos" do piloto. A empresa proprietária do helicóptero informou que não vai se manifestar. Abaixo nesta reportagem, leia o que dizem os advogados.

O G1 mostrou as imagens para um especialista independente. Segundo o coronel da reserva da Aeronáutica Luís Lupoli, as imagens mostram possíveis erros cometidos pelo piloto Peterson Pinheiro nos momentos finais do voo (leia mais sobre a análise do especialista abaixo).

Além da noiva e do comandante, também estavam a bordo da aeronave o irmão de Rosemeire, Silvano Nascimento da Silva, e a fotógrafa Nayla Cristina Neves Lousada, que estava grávida de seis meses.

A câmera era levada pela fotógrafa e foi encontrada quatro dias depois por um irmão da noiva, que procurava pertences pessoais da família que teriam se perdido no local da tragédia. O equipamento foi entregue às autoridades dias depois.

O vídeo mostra o momento da decolagem, ocorrida no hangar da empresa proprietária do helicóptero, em Osasco, na Grande São Paulo, com sol e tempo aberto. Eram 16h de 4 de dezembro de 2016 e Rosemeire faria uma surpresa ao noivo, Udirley Damasceno, chegando voando ao buffet onde o casamento seria realizado.

Após 21 minutos de voo, o tempo fecha e há muita neblina. Pelo vídeo, é possível perceber que, nos quatro minutos e 45 segundos seguintes, o piloto enfrenta dificuldades para encontrar o local onde seria celebrado o casamento, o buffet de festas Recanto Beija-Flor, alugado pela família, e também para manter a aeronave estabilizada.
O perito Luís Lupoli diz:

 Em meio à neblina e às nuvens, o piloto altera o controle da aeronave, tentando manter a operação visual, mesmo estando em condições de voo e de operação por instrumentos, desorientando-se.
 Na avaliação do perito, o piloto errou quando decidiu seguir voo a partir deste momento, apesar de o tempo ter fechado rapidamente.
 Para o militar, as imagens mostram que o piloto estava desorientado espacialmente
Os registros do painel, em especial os equipamentos de horizonte artificial (uma linha azul, em 180 graus, que mostra se a aeronave está alinhada junto ao horizonte) e velocímetro, apontam que a aeronave virou várias vezes na diagonal, curvando-se acentuadamente para os dois lados e perdendo velocidade antes da queda.
Após analisar as imagens, o coronel Lupoli entende que é possível que o piloto não tivesse conhecimento para operar o helicóptero, um Robinson R44 Raven II, prefixo PR-TUN, em condições por instrumentos, pois realiza movimentos bruscos para tentar estabilizar a aeronave.
A aeronave que caiu só poderia ser utilizada, conforme seu registro oficial, para operações em condições visuais, em que o piloto usa referências visuais de solo, horizonte e tempo, e não apenas os instrumentos a bordo.

O que o piloto poderia fazer
O acidente ocorre nos 15 últimos segundos do vídeo, quando o helicóptero está quase tocando o solo à direita e o piloto, na tentativa de impedir a colisão, movimenta bruscamente, novamente, o manche para a esquerda.
“O certo seria subir para a altitude mínima de segurança da região que sobrevoava e ir para um aeródromo que operasse por instrumentos para realizar o pouso, ou até mesmo voltar para uma região que conseguisse operar em condições visuais”, aponta o oficial. “O piloto foi diminuindo a velocidade para tentar continuar o voo naquelas condições [de tempo fechado, neblina e chuva fraca]. Ele estava em condições de voo por instrumentos e, aparentemente, se desorientou ao tentar operar em condições visuais. Ele joga muito (a aeronave) para um lado e para o outro”, explica o coronel.
“Ele perdeu a orientação e o controle da aeronave. Quando ele bate para um lado e para o outro [o manche], com comandos abertos de um lado para o outro, a impressão que temos é que ele tentou corrigir para um lado e acabou perdendo o controle. Em uma situação em que ele começa a brigar muito com o helicóptero para mantê-lo voando, é a hora que ele deveria fazer o pouso”, salienta o ex-investigador, que aponta que o piloto deveria estar sob pressão para realizar o voo.
Fonte/G1

 Jovem de 18 anos de Sorocaba é preso por vender drogas pelas redes sociais

 Um jovem de 18 anos foi preso por vender drogas sintéticas pelas redes sociais e em festas raves em Sorocaba (SP). Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi detido em casa, nesta sexta-feira (30).
No local, a polícia encontrou mais de 400 micropontos de LSD, dezenas de cartelas de êxtase e embalagens vazias de lança-perfume. Em depoimento, o rapaz confessou que iria vender as drogas em festas neste fim de semana.
A Polícia Civil apurou a atividade e acompanhou a movimentação do jovem por cerca de dois meses. Durante a investigação, a equipe descobriu que o negócio era previamente combinado em grupos nas redes sociais.
Preso em flagante, o jovem foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

Fonte / G1

Vice-prefeita de Sorocaba diz ter sido humilhada por Crespo durante reunião: ‘Mandou ser vice na casa dela ’

Vice-prefeita de Sorocaba diz ter sido humilhada por Crespo durante reunião: ‘Mandou ser vice na casa dela ’

A vice-prefeita de Sorocaba (SP), Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho (PTB), afirma ter sido humilhada pelo prefeito, José Crespo (DEM), durante uma reunião em que teria exposto uma denúncia sobre a falta de diploma de uma funcionária comissionada.
Jaqueline Coutinho (PTB) afirma que discussão aconteceu após questionar prefeito sobre assessora sem diploma.
O caso veio à tona após a mãe da vice-prefeita afirmar, em uma postagem no Facebook neste domingo (25), que a filha e o secretário Hudson Moreno Zuliani tinham sido agredidos pelo prefeito durante a reunião. Jaqueline disse que foi vítima de agressão verbal, e que não houve violência física.
Segundo Jaqueline, na quinta-feira (22) ela recebeu a denúncia sobre a falta de diploma do Ensino Fundamental de uma assessora nível III da prefeitura, cujo salário do cargo – de acordo com o Portal da Transparência – é de cerca de R$ 9,1 mil mensais.
No dia seguinte, quando ela se reuniu com Crespo e outros secretários para cobrar dele uma posição sobre a denúncia, o prefeito teria dito que o assunto estava encerrado e pediu para que ela se retratasse com a assessora. Crespo alegou que a funcionária havia sido constrangida.
“Sempre zelei pela legalidade. Ele [Crespo] ficou tenso, o clima ficou tenso, então ele falou que eu deveria pegar minhas coisas e ser vice-prefeita de casa. Exaltado, bateu na mesa e disse que não era mais para eu aparecer”, afirma.
Ainda de acordo com Jaqueline, um secretário interveio e também foi confrontado pelo chefe do Executivo, que teria dito “que, se quisesse, deveria pedir as contas”.

“Eu segurei o prefeito e não houve agressão, ele apenas empurrou a minha mão e chamou um Guarda Municipal. A assessora observou. Não sei como vou trabalhar na segunda-feira, ele [Crespo] não falou comigo desde sexta”, diz a vice-prefeita.
Antes de ocupar o cargo no Executivo, a vice-prefeita atuou como titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba. Durante a campanha eleitoral, defendeu a criação do botão do pânico para ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica.
“Em 27 anos como policial nunca passei por uma situação dessa, nem com investigados ou presos. Nenhuma que me causasse esse espanto. A gente não espera”, disse Jaqueline.
"Nunca fui política. Entrei nessa situação quando era outro candidato à prefeitura e acabei continuando na coligação. Ainda serei vice-prefeita, as pessoas votaram em mim, vou continuar porque é um mandato legítimo”, conclui.

Fonte/G1

 Carro capota e deixa feridos em rua de Votorantim


Um homem perdeu o controle da direção do veículo, capotou e parou em um poste na rua Derli Prado, no bairro São João, em Votorantim (SP), na tarde deste sábado (17).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, além do motorista, duas mulheres que estavam no veículo no momento do acidente ficaram feridas e precisaram ser socorridas pela equipe. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Ainda segundo a corporação, o motorista passa bem, mas não soube explicar as causas do acidente.

Fonte: G1 Sorocaba/Votorantim

"Eu só trafico drogas" Diz o Senador Zezé Perrella à Aécio Neves

“Eu não faço nada de errado eu só trafico droga” um trecho do grampo de Perrella com Aécio que choca o país

Um áudio de um suposto grampo feito pela Polícia Federal teria captado uma ligação feita entre os senadores Zezé Perrella (PMDB-MG) e Aécio Neves (PSDB-MG) datado do dia 13 de abril. Na conversa, divulgada na internet, o peemedebista teria falado a frase: "Eu não faço nada de errado, eu só trafico drogas". Em 2013, um helicóptero de propriedade da família do senador foi apreendido pela Polícia Federal com cerca de 450 kg de cocaína e no ano seguinte a Justiça entendeu que não havia provas do envolvimento dos donos com a apreensão
O próprio Zezé Perrella confirmou, por meio de sua assessoria, ter falado a frase a Aécio, mas não é possível confirmar o contexto e nem se o parlamentar disse em tom irônico porque os áudios dos grampos, após terem sido divulgados, voltaram a ficar sob sigilo por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. Em nota, a assessoria de Perrella afirmou que o senador estava usando de ironia e a frase foi falada em um contexto de reclamação por parte das acusações que recebeu por causa da apreensão do helicóptero.

Perrella cita o caso do Helicoca e completa, adiante: “Eu não faço nada de errado, eu só trafico droga”.
Aécio ri.

Fonte: O Globo - Rádio Sorocaba

 "BRASILEIROS NÃO SUPORTAM MAIS", DIZ MÍDIA ESTRANGEIRA

 Imprensa estrangeira repercute manifestações em Brasília


O envio do exército às ruas de Brasília para conter as manifestações contra o governo Michel Temer e os violentos confrontos com a polícia ganharam destaque nos principais sites e jornais europeus nesta quinta-feira (25).

"Brasil: as ruas querem a saída do presidente" é o título da matéria sobre os protestos, publicada no site do jornal francês Le Figaro. De acordo com o texto, os pedidos para que Temer renuncie ganharam força há uma semana, depois da revelação de uma conversa gravada entre Temer e um dos donos da empresa JBS, Joesley Batista. Nos áudios que estão sendo analisados pela Justiça, o presidente parece concordar com o pagamento de propina para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso por corrupção.

"Os brasileiros não suportam mais os escândalos de corrupção, principalmente os que envolvem a gigante Petrobras", escreve Le Figaro. O diário francês também lembra que a jornada de mobilização visava marcar a rejeição às austeras reformas aprovadas pelo governo Temer.

O site do jornal espanhol El País destaca que os protestos contra Temer paralisaram até os debates dentro da Câmara dos Deputados. Segundo o diário, com a revolta, o executivo foi obrigado a convocar o exército para controlar os manifestantes, uma decisão que suscitou fortes críticas da oposição e do próprio governo. "A tensão devido à crise política no Brasil balançou o coração político do país, convertido em campo de batalha", publica o site do El País.

O jornal espanhol descreve um cenário de guerra em Brasília, com colunas de fumaça preta, violentos confrontos entre manifestantes e polícia, armada com fuzis. El País qualifica de “assustadoras” as imagens postadas nas redes sociais de policiais atirando contra os militantes anti-Temer. A situação se tornou incontrolável, avalia o diário espanhol.

Temer se agarra ao poder, diz The Guardian

Apesar de todo o caos, diz o jornal britânico The Guardian, o presidente brasileiro se agarra ao poder e descarta a possibilidade de renúncia, alegando que vai lutar contra as acusações. O diário lembra que antes do vazamento das gravações de Joesley, a popularidade de Temer estava em baixa, em parte devido às reformas que fez passar à força no Congresso. "Se Temer renunciar, a Constituição diz que o Congresso deve eleger o próximo presidente, que deveria governar até o final de 2018. Mas muitos brasileiros, revoltados com a classe política, querem a realização de eleições antecipadas", publica The Guardian.

Preparando-se a um possível cenário de renúncia de Temer, os partidos que apoiam o presidente começam a se articular e, segundo o jornal português Público, já teriam até mesmo escolhido candidatos à presidente e à vice-presidente. "O PMDB e o PSDB conduzem negociações nos bastidores", destaca. Citando a imprensa brasileira, Público indica que o favorito a ocupar o posto de chefe de Estado seria Nelson Jobim, do PMDB, e seu vice seria Tasso Jereissati, do PSDB. 

Fonte: Msn Brasil - Rádio Sorocaba

 Dono de Pit bull tem parada cardíaca durante passeio e o cão feroz ataca pessoas que tentam socorrê-lo

Um homem passou mal e morreu quando caminhava com a esposa e um cão da raça pit bull, na noite de quarta-feira (3), no bairro Vitória Régia, em Sorocaba (SP). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o animal atacou pessoas que estavam na rua e tentaram socorrer o homem.
Segundo o Samu, a vítima era um paciente cardiopata que passou mal e chegou a ser atendida por uma UTI móvel, com médico e profissional de enfermagem. No local, houve uma aglomeração de moradores que foram feridos pelo animal.
Conforme relatos das vítimas aos socorristas, elas teriam sido atacadas pelo cão, que era do paciente, enquanto tentavam ajudar. A reação do pit bull impediu que pessoas chegassem perto da vítima na rua João oliveira.
Em meio ao transtorno, moradores conseguiram conter o animal dentro de uma casa para que o dono recebesse os primeiros socorros. Porém, de acordo com os bombeiros, ele já havia morrido. A equipe, então, socorreu outras duas vítimas que tiveram ferimentos graves por causa das mordidas do cão.
Uma das pessoas feridas seria também dona do cão e esposa do homem que sofreu a parada cardíaca. A mulher foi atacada e teve o braço fraturado, além de ferimentos na cabeça. Outro homem teve escoriação nos braços e passou por atendimento médico. Os dois foram encaminhados ao Hospital Regional da cidade.
A Divisão de Zoonoses da prefeitura não soube informar o que houve com o cão após o transtorno e disse que tenta localizar os proprietários do animal.
Fonte - G1

 Polícia Militar apreende mais de 70 motos durante 'rolezinho' em Sorocaba

 Motociclistas faziam manobras perigosas em várias ruas da Zona Norte. Quase 20 viaturas da PM participaram da operação, que teve apoio do helicóptero Águia.
 Polícia Militar apreendeu 73 motos que participavam de um 'rolezinho' na Zona Norte de Sorocaba (SP) na noite deste domingo (16). Por meio de denúncia anônima, a PM foi informada que os motociclistas faziam manobras perigosas em várias ruas da região.

A polícia fez um bloqueio na rua Josefa Roza Carmona de Lima, onde abordou os motociclistas. Várias pessoas tentaram fugir, jogando as motos em barrancos e no matagal. Quase 20 viaturas da Polícia Militar participaram da operação, que teve apoio do helicóptero Águia.

Ao todo, 100 pessoas foram abordadas e 73 motos apreendidas. Além disso, a PM registrou 131 multas por diversas infrações. Foram necessários quatro guinchos para levar as motos apreendidas até o pátio.
 Por G1 Sorocaba e Jundiaí (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

  Polícia Federal de Sorocaba prende seis suspeitos de compartilhar material de abuso sexual infantil


Batizada de "Acervo Proibido", operação cumpre mandados em 10 estados e no Distrito Federal.
 Polícia Federal de Sorocaba (SP) deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a operação Acervo Proibido, que busca identificar suspeitos de produzir e distribuir na internet arquivos com abuso sexual de crianças e adolescentes. A operação é realizada em 10 estados e no Distrito Federal.

As investigações começaram em abril de 2015, quando a PF identificou a distribuição, pela internet, de vídeos e fotos contendo abuso sexual de crianças, a partir das atividades de um suspeito que mora em Sorocaba.

No Brasil, foram identificados 20 locais como possíveis fontes de compartilhamento desse material ilícito na internet. A pedido da PF, a Justiça Federal autorizou a realização de buscas domiciliar nesses endereços, bem como decretou a prisão preventiva de quatro pessoas.

Além disso, foram identificados dezenas de estrangeiros que participam dessa rede internacional de distribuição de arquivos contendo exploração sexual de crianças. Com o auxílio da Interpol, foram encaminhadas informações para Alemanha, Emirados Árabes, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Nicarágua e Peru.

Os investigados vão responder pela prática dos crimes previstos nos artigos 217-A do Código Penal (pena de reclusão de 8 a 15 anos), 240 (pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa), 241-A (pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa) e 241-B (pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa) do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Investigação que deu origem à operação começou na sede da Polícia Federal de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

 Cento e quarenta cobras e ratos são encontradas dentro de casa em Salto

Cento e quarenta cobras e ratos que possivelmente seriam usados para alimentá-las e outros répteis foram encontrados na casa de um homem no Jardim Três Maria, em Salto (SP), na manhã desta quarta-feira (12).
Segundo informações da Polícia Ambiental, homem criava e comercializava os animais sem autorização

Ainda de acordo com informações da Polícia Ambiental, ele criava e comercializava os animais sem autorização.

Os animais e o homem foram encaminhados para a delegacia, onde foi elaborado boletim de ocorrência de crime ambiental. O suspeito ficou detido e permanece à disposição da Justiça.

  Vaca atolada X Polícia Ambiental 

Policiais da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) atenderam a uma ocorrência curiosa: uma vaca que, literalmente, caiu no brejo. Durante patrulhamento náutico pelo Rio Sorocaba na região de Cerquilho (SP), na sexta-feira (31), cinco PMs localizaram uma vaca que estava atolada há dias em um brejo, às margens do rio. O animal estava debilitado e o resgate foi difícil e demorado.

Com as ferramentas disponíveis, os militares seguiram imediatamente até o local onde a vaca estava presa. Depois de três horas de intenso trabalho e esforço, a equipe conseguiu salvar o animal e o devolveu ao dono.
Foto: Divulgação / Polícia Militar / Rádio Sorocaba

Avião cai próximo de residências na Zona Norte de Sorocaba

O avião caiu no início da tarde desta sexta-feira (31), no Jardim Novo Horizonte, na Zona Norte da cidade de Sorocaba, em uma área de mata próximo às residências.

De acordo com uma moradora que reside próximo ao local do acidente, ela afirma ter ouvido  o avião se aproximando e com barulhos que pareciam falhas e viu o avião desviando das casas até cair na área verde e em seguida o barulho do impacto da queda da aeronave.

Segundo a PM, a aeronave, um bimotor turbohélice, prefixo PP-EPB, partiu de Manaus, e iria pousar em Sorocaba, para passar por manutenção e que o piloto Milton José Cardille, de 56 anos e Jumara Nogueira Vieira, 32 anos, estavam a bordo e não resistiram aos ferimentos e morreram.
A  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que o avião está com a documentação em dia e as causas do acidente serão investigadas.
Segundo a delegada Luciane Regina Bachir, que acompanhou a ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado e que as imagens do suposto saque à aeronave serão analisadas e  anexadas ao inquérito e se confirmado os saques, as pessoas identificadas, poderão responder criminalmente.

A  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que o avião está com a documentação em dia e as causas do acidente serão investigadas.
Segundo a delegada Luciane Regina Bachir, que acompanhou a ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado e que as imagens do suposto saque à aeronave serão analisadas e  anexadas ao inquérito e se confirmado os saques, as pessoas identificadas, poderão responder criminalmente.


Tenha você também a sua rádio